LASANHA DE LEGUMES COM QUEIJO

Ingredientes:
placas de lasanha
2 chávenas de mozzarela ralado
300 g de ricota
2 c. de sopa de queijo ralado
8 tomates
300 g de espinafres
250 g de cogumelos
1 cebola
2 claras
0,5 de chávena de manjericão
2 c. de sopa de orégãos
4 dentes de alho
0,5 c. de chá de noz-moscada
0,5 c. de chá de pimenta
2 c. de sopa de tomilho
parmesão ralado
sal q.b.

Preparação:
Molho:
Numa panela, misture a cebola, os tomates, o manjericão, o tomilho e os orégãos e leve a lume médio até levantar fervura, reduza o fogo e deixe cozinhar lentamente, sem tapar, por aproximadamente 10 minutos até que o molho engrosse. Retire do fogo e reserve.

Mistura:
Coloque num processador de alimentos, os alho, os espinafres, a ricota, metade do mozzarela, as claras, a noz-moscada e a pimenta. Moa até obter uma massa homogénea. Reserve.

Placas da Lasanha:
Coloque a água para ferver numa panela grande. Adicione as placas da massa e cozinhe de acordo com as recomendações da embalagem ou até ficar al dente (já existem no mercado placas de lasanha que não necessitam de cozedura). Escorra.

Montagem:
Unte uma travessa refractária com óleo. Divida a mistura de espinafres e os cogumelos em 3 partes e divida o molho de tomate em 4 partes.

Coloque uma camada de massa de lasanha e por cima, distribua 1 parte de espinafres, de cogumelos e de molho de tomate.

Faça mais 2 camadas, cobrindo a última com placas de lasanha. Por cima, coloque a última parte do molho de tomate e o restante mozzarela. Polvilhe com o parmesão.

Leve para cozer em forno a 180ºC, sem cobrir, até que se formem bolhas e a superfície esteja dourada (aproximadamente 45 minutos).

Deixe arrefecer 10 minutos antes de cortar.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt