CARNE DE PORCO RECHEADA COM SULTANAS E MAÇÃS |
---|
| |
Ingredientes: 1,5 a 2 kg de perna de porco desossada - retire a pele e reserve
30 g de manteiga
300 g de cebola picada
2 talos de aipo picados
1 c. de sopa de sálvia picada fresca
250 g de maçãs reinetas, descascadas e picadas
175 g de miolo de pão fresco esfarelado
60 g de sultanas ou ameixas secas picadas
sal e pimenta q.b.
1 ovo batido
2 c. de sopa rasas de farinha
3 dl de caldo de carne ou legumes
8,5 dl de vinho tinto
1 c. de sopa de geleia de groselha
pés de sálvia e salsa para decorar
Preparação: Aqueça o forno a 190ºC. Derreta a manteiga numa frigideira, junte a cebola e deixe alourar e amolecer sobre lume brando. Deite numa tigela e misture com o aipo, a sálvia, as maçãs picadas, o miolo de pão e as sultanas. Tempere com sal e pimenta moída na hora e adicione ovo batido suficiente para ligar a mistura.
Dê um golpe fundo, no sentido horizontal, ao longo do lado mais grosso da peça de carne, abra-a e tempere bem com sal e pimenta. Espalhe o preparado anterior sobre a carne, enrole-a e ate-a com um fio em forma de paio, deixando cerca de 2,5 cm de intervalo entre cada volta de fio. Ponha a carne num tabuleiro, cobra com a pele que reservou e leve ao centro do forno, tendo em conta 35 minutos por cada 500 g de carne. Retire a pele 30 minutos antes de terminar o tempo de cozedura e regue frequentemente a carne com o próprio molho. Verifique se o liquido que sai é claro depois de introduzir um espeto. Passe a carne para uma travessa aquecida e mantenha-a quente.
Escorra o molho do tabuleiro, deixando apenas 1 colher de sopa, polvilhe com a farinha e, mexendo sempre, junte o caldo e o vinho tinto pouco a pouco. Leve ao lume, mexendo sempre e, quando levantar fervura, reduza-o, junte a geleia, tempere bem e deixe aquecer durante 5 minutos. Passe o molho por um coador para uma molheira.
Retire o fio à carne, enfeite com sálvia e salsa frescas e sirva com o molho. Acompanhe com puré de batatas e couve roxa salteada.
Dica:
Se lhe sobrar recheio, molde-o em bolas e, 20 minutos antes de a carne terminar de assar, introduza-as no tabuleiro para que cozinhem juntamente com a carne. |
|
|