BERINGELAS EM PURÉ

Ingredientes:
3 dentes de alho
0,25 chávena de azeite
1 Kg de beringelas
1 clara
3 c. de café de colorau
3 pães pita
1 pitada de pimenta preta
sal q.b.
2 c. de sopa de sementes de cominho

Preparação:
Lave, descasque e corte as beringelas em pedacinhos pequenos. Coloque-os num coador ou peneira grande com sal grosso durante meia hora, para que libertem o líquido amargo. Passado esse tempo passe-os por água corrente fria para limpar o sal.

Escorra bem e seque num pano de cozinha, para eliminar o excesso de água. Leve os pedacinhos de beringela a cozer em vapor durante 30 minutos (se não dispuser de panela de vapor, coloque a peneira numa panela alta com água a ferver sem que a peneira nela toque e tape o melhor que conseguir).

Entretanto vá picando o alho. Numa panela aqueça o azeite. Junte os pedacinhos de beringela, o alho, o colorau e a pimenta e mexa muito bem. Deixe refogar em lume brando durante 10 minutos e rectifique os temperos. Prepare o pão: corte as pitas ao meio no sentido longitudinal.

Pincele cada metade de pita com a clara de ovo batida e polvilhe com sementes de cominho. Coloque as metades de pita num tabuleiro de ir ao forno, lado a lado, e leve a forno médio durante 15 a 20 minutos, ou até dourarem um pouco.

Sirva ainda quente, com o puré de beringela em tacinhas.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt