BACALHAU À PIL-PIL - ESPANHA

Ingredientes:
600 g de bacalhau
½ litro de azeite
1 cabeça de alho
½ malagueta

Preparação:
Ponha o bacalhau de molho em água fria durante 24 ou 36 horas, mudando-lhe a água várias vezes.

Quando começar o cozinhado e depois de ter lavado novamente o bacalhau, escame-o com cuidado. Lave-os de novo e ponha-os num tacho com água limpa, levando ao lume para que aqueça um pouco, sem contudo chegar a ferver. Quando começar a formar espuma, retire-o.

Coloque os pedaços de bacalhau estendidos sobre um pano para que escorram.

Entretanto, num tacho de barro, aqueça o azeite com os alhos partidos em lâminas longitudinais e a malagueta (se não gostar de picante, suprima-a).

Quando estiverem bem alourados, retire do lume e reserve num prato. Coloque nesse mesmo azeite os pedaços de bacalhau com a pele virada para baixo e comece a abanar o tacho ritmicamente, sem parar.

Este movimento vai fazer com que o azeite quente extraia a gelatina da pele, dando consistência ao molho que se vai formando.

Consoante a qualidade do bacalhau, o movimento durará de 10 a 15 minutos.

É importante saber que para este movimento, o “pil-pil”, o tacho se separa do lume, conservando o azeite o seu calor durante bastante tempo.

Quando o molho parecer uma maionese fina, o prato está pronto.

Ponha então os alhos e a malagueta que tinha reservado, por cima do bacalhau, leve um instante ao lume para que ganhe novamente calor, sem deixar de abanar o tacho num movimento de vaivém, para que o molho não talhe, e está pronto a servir.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt