FLAN DE 3 LEGUMES

Ingredientes:
folhas de couve lombarda
500 g de cenouras
500 g de brócolos
500 g couve-flor
vinagre
60 g de margarina
sal
pimenta em grão
6 ovos

Preparação:
Apare o talo a folhas tenras de couve lombarda, em quantidade suficiente para forrar o fundo e as paredes laterais de uma forma rectangular. Escalde-as em água a ferver durante 2 minutos e em seguida escorra-as muito bem.

Pele as cenouras e corte-as em palitos. Separe e lave muito bem os raminhos de brócolos e proceda de igual modo para a couve-flor.

Mergulhe os raminhos de couve-flor durante uns minutos em água com vinagre. Escorra e volte a lavar.

Coza, em recipientes distintos, a cenoura, os brócolos e a couve-flor. Escorra cada um dos legumes e reduza-os, separadamente, a puré, tendo o cuidado de reservar alguns raminhos de brócolos inteiros.

Unte com margarina uma forma de bolo inglês e forre o fundo e as paredes laterais com as folhas de couve lombarda. Junte a cada um dos purés de legumes 20 g de margarina e 2 ovos, batendo muito bem até os incorporar nos purés. Tempere com sal e pimenta moída na altura.

Espalhe o puré de couve-flor sobre o fundo da forma, e enterre os raminhos de brócolos de reserva, a intervalos regulares e com a cabecinha virada para baixo. Cubra com o puré de cenoura e termine com o puré de brócolos. Tape com as pontas da couve lombarda e leve a cozer em banho-maria, em forno moderado (200°C), durante 40 minutos.

Sirva a acompanhar carnes frias ou lombos de peixe grelhado.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt