No ano em que não atribuiu o galardão à "Personalidade do Ano", o Lions Clube da Bairrada (LCB) distinguiu, na última sexta-feira, com o galardão "Instituição do Ano", a Congregação de S.José de Cluny, nas instituições do Colégio Nossa Senhora da Assunção e do Centro Social S. José de Cluny.
A cerimónia, que foi muito participada e antecedeu a celebração do 39.º aniversário do LCB, teve lugar no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.
Na oportunidade, António Valeroso, presidente do LCB, realçaria a atenção e o reconhecimento que a Congregação merece, pelo trabalho de grande mérito realizado há oito décadas no concelho e na região, não só no campo da Educação, mas também no aspecto social, dedicando-se, de corpo e alma, aos pobres e aos doentes.
Um trabalho notável que merece ser realçado até porque, como destacou, "muitas vezes, na rotina do dia a dia, esquecemo-nos de atribuir o correcto valor a pessoas e instituições que nos estão próximas porque a sua existência se tornou um hábito".
No auditório do Museu, a vasta plateia de amigos e convidados assistiu a um breve filme sobre o nascimento e crescimento da Congregação que, na década de 30, se instalou em Famalicão - Anadia. Colégio e Centro Social "são como dois irmãos gémeos que nasceram e cresceram juntos, ao serviço da comunidade", referia o filme.
No final, a Irmã Superiora Maria Emília, do Centro Social, diria que "tão generosa distinção é atribuída a todos aqueles que trabalharam com dedicação e amor na Congregação ao longo de todos estes anos", sublinhando assim o trabalho de centenas de pessoas (irmãs, beneméritos, amigos, docentes) que ao longo de todos estes anos se têm dedicado à instituição.
De igual forma, o vereador da Cultura do município anadiense, Jorge São José, destacaria "o quanto é uma honra pertencer a um município com estes três belíssimos exemplos na obra do bem-fazer" para o progresso, desenvolvimento e bem-estar. E, porque os tempos são de crise e dificuldades, reconheceria que é nestas alturas que mais se nota a actividade desenvolvida por estas instituições, que são "um exemplo e exemplares".
Aniversário. "Um balanço muito positivo". É desta forma que António Valeroso define a actividade desenvolvida pelo LCB, ao longo do último ano. Ciente de que os Lions existem para "servir" a comunidade onde estão inseridos, este responsável defende que todas as actividades que são promovidas por este punhado de companheiros e companheiras mostra a dinâmica, o empenho e a dedicação do LCB às causas que abraçam.
Atribuição de bolsas de estudo a estudantes carenciados, rastreio da diabetes, campanha do Cartaz da Paz, rastreio da visão, visita a lares de terceira idade são algumas das iniciativas mais emblemáticas que marcam a actividade do LCB ao longo deste último ano.
No final, a Congregação de S.José de Cluny aproveitaria para distinguir o LCB com a medalha do bicentenário da congregação.
Catarina Cerca
catarina@jb.pt
Diário de Aveiro