É uma verdadeira revolução tecnológica e de mentalidades a que foi operada na Câmara Municipal de Águeda. Os montes de papéis que se acumulavam pelos diversos departamentos desapareceram. É que os serviços da autarquia estão completamente digitalizados. Foi implementando um sistema de "Work Flow" que permite que toda a correspondência dentro da Câmara circule em formato digital. Hoje em dia, os munícipes são informados via SMS do estado dos processos. Na segunda-feira, perante o secretário de Estado da Justiça, Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, afirmou que "é o resultado de uma verdadeira revolução tecnológica e de mentalidades" e que "só foi possível chegar a este patamar graças ao empenho de todos os funcionários". Gil Nadais explicou que "a Câmara de Águeda aproveita ao máximo as novas tecnologias existentes em prol dos munícipes". "Não há no país, e é difícil encontrar no estrangeiro, um grau tão elevado de integração de novas tecnologias em termos de modernidade, como acontece na Câmara de Águeda". Orgulho. O autarca, orgulhoso, garante que o sistema permite uma outra qualidade para os munícipes, exemplificando que "antigamente, quando alguém perguntava por um processo, nem sempre recebia uma resposta atempada. Agora, naquele imediato momento, é dado a conhecer onde está o processo e com quem está". Acrescenta ainda que a desburocratização também se faz sentir ao nível das obras particulares. "Partimos do princípio de confiar no cidadão que nos entrega um termo de responsabilidade e avança com a obra. Depois a priori verificamos se tudo está a ser cumprido". Mudança. Para Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça, "é uma mudança de procedimentos que provoca uma grande alteração e que traz grandes vantagens para as pessoas e para os utilizadores dos serviços". "Mesmo internamente há uma grande transformação. As pessoas sabem como devem trabalhar e gerir melhor aquilo que fazem", referiu o governante, sublinhando que "não são mudanças fácil de implementar, uma vez que envolvem alterações de rotinas, trabalho e de procedimentos". Tiago Silveira destacou ainda a utilização do Cartão de Cidadão pelos serviços da Câmara como forma de agilizar os processos. Já o presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, António Figueiredo, garantiu que ficou maravilhado por tudo aquilo que viu na Câmara de Águeda que "está virada para o cidadão e para as empresas". Recordou ainda que as instituições são o reflexo dos seus dirigentes. Isto aqui está bem patente, pois tem o reflexo do empreendorismo dos seus dirigentes e funcionários. Pedro Fontes da Costa pedro@jb.pt Diário de Aveiro |