FOI EM MANGUALDE, NO CAMPEONATO DAS BEIRAS

Débora Santos sagrou-se campeã das Beiras de Corta-Mato, no último domingo, em Mangualde.

A ADREP/Jóia Aveiro não faltou àquele que foi o primeiro e um dos mais importantes campeonatos da temporada, no que a meio fundo diz respeito. Na oportunidade, os jovens atletas, da equipa palhacense destacaram-se entre os melhores dos seis distritos das Beiras.

Foi em Mangualde, no Campeonato das Beiras de Corta-Mato, que se reuniram as principais equipas dos seis distritos da região Beirã: Aveiro, Coimbra, Leiria, Coimbra, Viseu e Castelo Branco.

A ADREP/Jóia Aveiro não foi excepção e esteve mesmo em destaque, concretizando a aposta que vem fazendo nas suas equipas de juvenis. No sector feminino, Débora Santos foi quem mais brilhou, vencendo uma competição muito disputada.

Durante os 3000 metros da sua prova, a jovem bairradina integrou desde logo o grupo, de apenas quatro atletas, que se isolou do extenso pelotão. Juntamente com ela seguiam atletas, da Juventude Vidigalense (Leiria), Sra. do Desterro (Guarda) e S. João da Madeira (Aveiro).

À entrada para o último quilómetro, a atleta leiriense forçou o ritmo e só mesmo a jovem palhacense aguentou no seu encalço. De tal forma que, nos últimos metros, a vitória acabou por ser discutida ao sprint, com a jovem bairradina a ser mais forte, com um derradeiro ataque, decisivo, que lhe valeu a medalha de "ouro" e o consequente título de Campeã das Beiras, da temporada 2008/2009.

O facto de se ter visto privada de uma das suas juvenis, fez com que a equipa palhacense não entrasse na luta pela classificação colectiva. Ainda assim, os desempenhos de Jéssica Pires e Sara Barreto, respectivamente 5.ª e 6.ª classificadas, entre várias dezenas de participantes, abrem boas perspectivas para outras núpcias.

Igualmente em bom plano esteve Mário Amorim, no sector masculino do mesmo escalão, juvenil. Este atleta defrontou largas dezenas de adversários, também aqui, num escalão altamente competitivo.

Ao longo da primeira volta (2000 metros), seguiu quase sempre na cauda do grupo dos dez primeiros. Foi então, na segunda e última etapa da sua prova, que, de forma decidida, atacou os lugares cimeiros aproximando-se, com sucesso, da frente da corrida, tendo terminado em 6.º lugar.

Prestações que evidenciam uma clara subida de forma, por parte destes atletas bairradinos, na altura exacta em que surgem as principais competições dos respectivos calendários.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt