SOLANGE LIDEROU A CORRIDA

A ADERCUS/Recer esteve em competição em pista coberta, no nacional de sub-23 e no corta-mato de Vagos.

Decorreu no pavilhão da Expo-Centro em Pombal, a segunda jornada dos campeonatos nacionais de sub-23 de pista coberta. Solange Jesus participou na prova de 3000m planos na qual perseguia novo recorde pessoal na distância e a melhor classificação possível.

Solange liderou a corrida desde o tiro de partida tentando desgastar ao máximo as principais candidatas ao pódio, tendo a distribuição de medalhas ficado decidida para os últimos 100 metros.

Daniela Cunha (CD Várzea) vencedora júnior da taça dos clubes campeões europeus de corta-mato na semana passada na Turquia, conquistou a liderança da prova a cerca de 150m da meta e Solange contra-atacou, tendo sido barrada na última curva por uma atleta dobrada que se afastava para o exterior para ceder passagem. Com o percalço, a diferença mínima não se alterou até à meta, tendo sido aproveitada por Ana Ferreira (GD Estreito) para cortar a meta entre as duas protagonistas da luta pela vitória. Assim, a menos de um segundo entre as três melhores, Daniela Cunha (CD Várzea) foi a campeã, seguida de Ana Ferreira (GD Estreito) como vice-campeã e de Solange Jesus no lugar de bronze com nova melhor marca pessoal por centésimos, fixada em 9min47seg33.

Em Vagos teve lugar mais uma edição do corta-mato de Vagos, organizado pelo GRECAS em parceria com a Câmara Municipal, que vai já na 13.ª edição. Disputado na pista de corta-mato da Quinta do Ega, num cenário muito bonito, tendo como pano de fundo os esteiros da ria, foi brindado por uma trégua da chuva durante as provas disputadas.

Sérgio Nolasco foi o primeiro dos atletas da equipa da Serena a entrar em acção e foi mais uma vez o vencedor do escalão de infantis masculinos, tendo por isso sido o que mais se destacou entre os jovens bairradinos.

Nas provas principais do evento, em juniores, seniores e veteranos femininos, Carla Martinho assumiu a liderança logo nos metros iniciais para ir consolidando a vantagem metro a metro, até cortar a meta com uma vantagem considerável sobre a Helena Sampaio (Maratona CP) que foi a 2.ª classificada. Eunice Tavares (CR Estarreja) foi quem fechou o pódio, na 3ª posição, a escassos metros de Márcia Martins (ADERCUS/Recer) que tudo fez na parte final para subir ao pódio. Na 7.ª posição, Rosário Pais fechou a equipa que se sagrou vencedora no sector feminino. Na corrida masculina Luís Silva foi o 10.º classificado, numa passagem pela especialidade do corta-mato, integrada na sua preparação para a maratona.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt