OBRA ORÇADA EM MAIS DE DOIS MILHÕES DE EUROS

O presidente da República vai inaugurar o Cine-Teatro de Anadia, no próximo dia 6 de Fevereiro, anunciou o autarca Litério Marques, em conferência de imprensa realizada na passada sexta-feira.

A inauguração desta obra, orçada em mais de dois milhões de euros, tem sido sucessivamente adiada. "Tudo porque não tinha a possibilidade de trazer a pessoa certa e agora foi possível", sublinhou, até porque esta será a primeira vez que, no seu mandato, um chefe de Estado vai estar presente numa inauguração,que está já marcada para as 21 horas.

"Em termos de visitas presidenciais, temos algum défice", por isso Litério Marques adianta que o Cine-Teatro "merece tão ilustre visita que nos honra", até porque representa um marco para o município.

Um equipamento que "vem colmatar uma lacuna há muito sentida no concelho". Com capacidade para 270 lugares sentados e oito lugares para deficientes, o Cine-Teatro demorou quatro anos a ser concluído (2004-2008).

Um espaço multi-funcional, com várias áreas, desde a dança ao teatro, passando pelo cinema e outras.

Programa. No dia da inauguração, o programa conta com a recepção aos convidados, pelas 21h. às 21h30, a Banda de Música de Anadia interpreta o Hino Nacional e terá lugar o descerramento da placa inaugural.

Seguem-se, às 21h40, as intervenções de Litério Marques e de Cavaco Silva. Pelas 22h, terá lugar o espectáculo musical, que termina perto das 23h.

Biblioteca organiza final distrital de Concurso de Leitura. A Biblioteca Municipal de Anadia foi seleccionada para organizar a final distrital da 3.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

A Câmara de Anadia, através da recém-inaugurada Biblioteca, ao ter conhecimento do concurso, decidiu levar a cabo uma iniciativa de incentivo às escolas para que aderissem ao concurso e estimulassem os alunos a ler. O resultado de todo esse esforço foi uma adesão de cem por cento, pois todas as escolas do município (públicas e privadas) aderiram.

Terminada a 1.ª fase do concurso (fase de escolas, 1.º período), deu-se início à 2.ª fase (2.º período) que se designa por fase distrital, onde serão apurados os vencedores do distrito. A organização desta 2.ª fase está a cargo da Biblioteca de Anadia, que foi seleccionada para organizar esta final distrital.

"Estávamos longe de imaginar que iríamos ser contemplados. Dá-me orgulho ver que esta biblioteca nova, sem história, conseguiu ser escolhida", destacou Litério Marques.

A fase final da 3.ª edição do Concurso decorre em Lisboa e vai ser transmitido em directo pela RTP.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt