PARALELISMO ENTRE AS ESCOLAS DO PRESENTE E AS DO PASSADO

O 30.º encontro de antigos alunos da Escola Primária de Anadia (1944-1948) teve lugar no último sábado, em Anadia.

Uma data carregada de simbolismo e que, segundo alguns dos antigos alunos presentes, funciona como "uma prova de vida".

O encontro, que começou por reunir mais de uma centena de antigos alunos, há 30 anos, consegue, nos dias que correm, juntar ainda mais de 70 amigos que aqui recordam histórias antigas da meninice.

A JB, Joaquim Pinto, um dos mentores da iniciativa, salientou que a ideia de juntar antigos alunos surgiu no seio de uma conversa de amigos e na sequência dos encontros realizados com antigos alunos do Colégio Nacional. "Passado dois ou três anos pensámos, por que não realizar um encontro para os antigos alunos, mas da Escola Primária?".

Uma iniciativa logo acarinhada por Rui Marques e Alfredo Lapa que, até hoje, se mantêm como o "núcleo duro" da organização que escolheu o último sábado de Outubro para reunir.

Presente na sessão solene, o autarca Litério Marques fez um paralelismo entre as escolas do presente e as do passado, reconhecendo que hoje se exige muito mais ao nível de condições físicas. Daí anunciar a construção da nova escola primária de Anadia que deverá estar concluída dentro de um ano. Um equipamento que, caso a comissão o entenda, poderá receber o 31.º encontro de antigos alunos.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt