IMPORTANTE A DANÇA E O REGRESSO DO CINEMA

O Teatro Aveirense captou mais espectadores em 2007 do que no ano anterior, com um crescimento significativo na dança e o regresso das sessões de cinema, segundo o relatório de actividades hoje divulgado.

Durante o ano de 2007, aquela casa de espectáculos registou um total de 32.771 espectadores, correspondente a um crescimento de cerca de dois por cento em relação a 2006, de acordo com o relatório da empresa municipal Teatro Aveirense, hoje apresentado na reunião privada do executivo municipal.

A área da dança representou 41 por cento dos eventos realizados, seguindo-se o teatro com 24 por cento e a música com 23 por cento.

O cinema, reintroduzido em 2007, foi responsável por quatro por cento dos espectáculos, enquanto os eventos multidisciplinares, incluindo exposições, corresponderam a oito por cento.

No que respeita número de espectadores, a música foi responsável por 41 por cento, valor reforçado pela programação do último trimestre do ano, nomeadamente pela Homenagem a Fernando Valente que trouxe ao Teatro 1.273 espectadores, e a VI Edição do festival Sons em Trânsito que registo a afluência de 2.318 pessoas.

Dois concertos com a Orquestra Filarmonia das Beiras e um com Lloyd Cole, registaram a lotação máxima: 1.816 lugares.

A dança obteve 29 por cento de afluência, com o total de 9.387 espectadores, subindo em relação a 2006, o que é explicado pela realização da Gala Internacional de Bailado, a Academia de Bailado Clássico e o espectáculo O Feiticeiro de Oz / Viagem a Oz.

O teatro, repartido por 31 espectáculos, atraiu ao Teatro Aveirense 7.755 espectadores, tendo representado 25 por cento da receita de bilheteira.

O cinema voltou ao Teatro Aveirense, apesar das 14 salas de cinema comercial existentes na cidade de Aveiro, mas com ciclos temáticos: em 2007 foram apresentados ciclos de homenagem a Antonioni e a Ingmar Bergman.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt