O DISTRITO DE AVEIRO É UM DOS DISTRITOS DO PAÍS COM OS SALÁRIOS MAIS BAIXOS

O Bloco de Esquerda (BE) criticou o ministro da Economia, Manuel Pinho, por se reunir apenas com os empresários na sua deslocação a Aveiro e não o fazer com os trabalhadores e os desempregados.

A comissão distrital do BE insurge-se, em comunicado, contra o facto do Ministro da Economia e da Inovação, na visita ao distrito de Aveiro pelo qual foi cabeça de lista nas listas do PS, não ter contactos com representantes dos trabalhadores e desempregados, mas apenas com empresários.

"Vem a Aveiro reunir com empresários e associações empresariais para discutirem as prioridades económicas do distrito. Para o BE, as prioridades económicas devem ser o combate ao desemprego e as políticas sócio-económicas de protecção laboral dos trabalhadores e dos seus direitos", refere o comunicado divulgado pelo BE.

Aquele partido salienta que o distrito de Aveiro "é um dos distritos do país com os salários mais baixos e com o desemprego galopante, fruto de um tecido produtivo fabril baseado na mão-de-obra intensiva".

O BE socorre-se ainda de dados de Julho do Instituto de Emprego e Formação Profissional para recordar que o distrito "tem quase 30.000 inscritos em centros de emprego e a discriminação salarial por género continua a existir".

"Manuel Pinho reúne com os empresários mas não reúne com quem realmente interessa no plano económico-social: os trabalhadores, os assalariados e os desempregados, porque a economia não existe sem eles", critica o Bloco de Esquerda.

Os bloquistas registam ainda que o ministro da Economia "se mantém calado sobre a possibilidade de encerramento da Rodhe, o que significaria mais 1300 pessoas para o desemprego, ou a perspectiva de deslocalização da Aerosoles, que representa 1000 postos de trabalho directos e 1200 indirectos, apesar de ser a tutela a confirmar que "o grupo Investvar está a construir duas fábricas na Índia, uma de calçado e outra de componentes".

O ministro está a efectuar uma visita de dois dias ao distrito de Aveiro, no âmbito da iniciativa "Economia Presente", que vai repetir-se mensalmente em cada distrito, "para ouvir e identificar os principais problemas e anseios dos agentes locais e chamar a atenção do país para os casos de sucesso".

Nesta deslocação, Manuel Pinho e acompanhado pelos secretários de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, e do Turismo, Bernardo Trindade.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt