O PRÉMIO OUTSTANDING CHINESE STUDENTS ABROAD 2006

Um aluno de nacionalidade chinesa a desenvolver um doutoramento na Universidade de Aveiro, Fu Zhi, foi distinguido com um prémio de excelência atribuído anualmente pelo governo de Pequim a estudantes chineses a desenvolver trabalhos de investigação no estrangeiro.

De acordo com uma nota da Universidade de Aveiro, Fu Zhi foi distinguido pelos resultados “até agora obtidos no seu trabalho de doutoramento desenvolvido como representante da comunidade chinesa em Portugal e das suas características de ética, empenho e atitude perante a ciência e a vida”.

Em Portugal desde Março de 2004, Fu Zhi, de 31 anos, é natural de Henan, China, e está a realizar um trabalho de investigação no grupo de Materiais Electrocerâmicos Funcionais do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro na Universidade de Aveiro.

Este prémio é atribuído pela primeira vez a um estudante chinês a prosseguir estudos de doutoramento em Portugal.

Fu Zhi tem um mestrado em Engenharia, com especialização em Ciência de Materiais pela School of Materials Science and Engineering, Universidade da Ciência e Tecnologia de Pequim, tendo publicado vários artigos científicos em jornais do Scientific Citation Índex.

A par da sua actividade académica e de investigação, Fu Zhi é também presidente da Associação de Estudantes e Bolseiros Chineses da Universidade de Aveiro desde 2005.

O prémio “Outstanding Chinese Students Abroad 2006” foi instituído pelo governo chinês para reconhecer estudantes chineses que estejam a frequentar programas de investigação e desenvolvimento a tempo inteiro fora da República Popular da China e conducentes ao grau de doutoramento.

Este prémio - que atribui aos galardoados um Certificado de Honra e um prémio de 5.000 dólares - é “uma forma de encorajar a investigação de excelência e distinguir os resultados de mérito obtidos por estudantes chineses no estrangeiro”, refere a nota da Universidade de Aveiro.

Na mesma nota é referido que este ano estiveram em competição estudantes chineses a desenvolver estudos de doutoramento em 30 países, tendo sido seleccionados 302 estudantes chineses em todo o mundo.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt