MELHORAR AS REDES PREDIAIS DE ÁGUA E SANEAMENTO

Os Serviços Municipalizados de Aveiro (SMA) assinaram ontem um protocolo com a Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais (ANQI), para melhorar as redes prediais de água e saneamento no concelho.

Segundo fonte municipal, através do protocolo, aquela associação deverá promover acções de formação para técnicos, instaladores e outros intervenientes, criar sistemas de certificação, realizar auditorias a instalações existentes ou em construção e dar pareceres sobre projectos, quando solicitada.

Em conjunto, os Serviços Municipalizados de Aveiro e a Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais irão fazer a apreciação de projectos e de obras, e a certificação de empresas aptas a executarem os ramais domiciliários de ligação às redes públicas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais.

Nos termos do acordo, os projectos vão ser enviados pelos SMA à associação que, por sua vez, emite pareceres que são periodicamente apresentados e analisados em conjunto.

A mesma fonte justifica o protocolo celebrado com a influência das redes prediais de distribuição de água e de drenagem de águas residuais na qualidade das edificações e estarem na origem de uma elevada percentagem de reclamações e de incidentes, tais como humidades, rupturas, maus cheiros, ruídos e vibrações.

O protocolo foi assinado no âmbito de uma sessão técnica sobre o Novo Modelo da Apreciação de Projectos e Obras de Redes Prediais em Aveiro.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt