A FALTA DE VERBAS FOI REALMENTE A MAIOR DIFICULDADE

A APPACDM- Anadia (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) inaugura no próximo dia 14 de Julho, em Casal Comba - concelho da Mealhada, o seu mais recente investimento, orçado em um milhão e duzentos mil euros. Em perspectiva está já a construção, no local, de um pavilhão multiusos que irá dar resposta a várias necessidades da APPACDM.

O complexo honra Santo Amaro, padroeiro dos deficientes, daí designar-se Centro de Santo Amaro e virá dar resposta a uma necessidade, há muito, sentida pela instituição. O equipamento integrará, assim, um lar residencial, com capacidade para 20 utentes que dera resposta em permanência a jovens e adultos deficientes mentais, promovendo um ambiente o mais próximo possível do modelo familiar normal. Integra ainda um Centro de Actividades Ocupacionais para jovens com idades superiores a 16 anos.

A obra, iniciada em 2000, em terreno cedido pela Câmara da Mealhada, foi contractualizada em PIDDAC e, por isso, sofreu sucessivos atrasos, como tantas outras dependentes das verbas do PIDDAC. A JB Acácio Lucas, presidente da APPACDM, falou disso mesmo: "os atrasos sucessivos ficaram a dever-se à falta de verbas do PIDDAC, só conseguidas nos últimos dois anos, acabando por dilatar a obra no tempo, o que se traduziu num empolamento dos custos reais, resvalando em muito o valor do orçamento de 2000, para os valores reais actuais".

A falta de verbas foi realmente a maior dificuldade sentida ao longo destes sete anos de construção. Um processo complexo e demorado que acabou por "obrigar" a APPACDM a reconverter a resposta de Unidade de Apoio Integrada - inicialmente projectada para o local - em Lar Residência devido à resposta que passou a existir a esta necessidade no concelho da Mealhada, evitando assim "uma duplicação de apoio e resposta a este nível", disse ainda. Por outro lado, o Lar Residência veio dar resposta às inúmeras solicitações, o que levou a direcção da APPACDM a pedir a reconversão da resposta ao Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro que, ao longo destes sete anos de construção, tem sido o principal aliado da APPACDM nesta empreitada.

Contudo, Acácio Lucas não esquece e sublinha o apoio e colaboração conseguidos junto de várias empresas não só ao nível de materiais de construção, mas também a colaboração prestada pela Fundação Oriente, Lions Clube da Bairrad e Rotary Clube da Curia-Bairrada.

A inauguração deste equipamento irá contra com a presença de várias personalidades, entre os quais, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social. Do vasto programa para este dia, destaca-se, pelas 11 horas, a bênção, que poderá vir a ser efectuada D. Ximenes Belo, e inauguração do equipamento, seguindo-se uma visita às instalações.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt