TÍTULO ATRIBUÍDO A APENAS 4 INVESTIGADORES EM PORTUGAL

A investigação e o corpo docente de excelência da UA recebem nova distinção. O Professor José Carlos Pedro, docente e investigador do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da UA e do Instituto de Telecomunicações - Pólo de Aveiro, acaba de ser distinguido com o título de Fellow Member pela mais reputada organização internacional na área de engenharia electrotécnica, o Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. (IEEE). Uma das mais prestigiantes atribuições desta organização, para a qual foram decisivos os seus contributos na área da análise da distorção não linear dos dispositivos e circuitos de radio-frequência, RF, e microondas.

Ser Fellowmember do IEEE é uma das mais prestigiadas honras desta instituição, sendo atribuída por convite do Conselho de Directores, a um número restrito de Membros Seniores que tenham contribuído com grande relevo para as tecnologias e ciências eléctricas e de informação em benefício da humanidade e da profissão. Respondendo a critérios de grande exigência, o número de membros do IEEE que ascendem a Fellow por ano é, no máximo, de 1 em cada 1000 do número total de membros votantes e, em Portugal, apenas três investigadores portugueses têm tido o privilégio de ostentar o título. Este ano, entre os 268 novos Fellows que foram designados encontra-se o nome do Prof. José Carlos Pedro.

Conhecido a nível internacional, este investigador e docente da UA é já uma individualidade de topo no campo da análise e projecto de circuitos de RF e microondas não lineares. Esta é uma área de investigação científica que tem vindo a ganhar importância na concepção dos modernos sistemas de comunicações sem fios. De entre estes, podem referir-se, por exemplo, as redes de comunicações móveis de voz e dados, as redes de computadores sem fios ou os sistemas de comunicações por satélite. Com efeito, os resultados obtidos da compreensão e minimização da distorção não-linear, têm vindo a mostrar-se determinantes na melhoria do compromisso entre o uso do espectro de rádio e das fontes de energia disponíveis. Ora, se isto por um lado proporciona economia na ocupação espectral, permite ainda um menor consumo da bateria de um telemóvel, por exemplo.

A atribuição do título de «Fellow Member» constitui, para o Professor José Carlos Pedro, um motivo de orgulho e um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a desenvolver desde 1992. «Estou muito satisfeito dado que, para se conseguir um reconhecimento deste nível, é preciso ter realizado um trabalho integrado de alto nível durante muitos anos. É um reconhecimento também do esforço e dedicação do grupo de investigação que lidero, uma vez que, para além de se ser um bom líder e investigador, é necessário, ao mesmo tempo, estar-se rodeado de bons profissionais. A distinção é também para a própria Universidade de Aveiro e para o Instituto de Telecomunicações, pelo apoio que me têm dado e pelas infraestruturas que disponibilizam para eu executar o meu trabalho».

De salientar que, com uma amplitude internacional, o IEEE é uma organização sem fins lucrativos, proeminente em áreas que vão desde os sistemas aerospaciais, computadores e telecomunicações à engenharia biomédica, energia eléctrica e consumidores eléctricos, entre outros. Como fonte de informação, recursos e serviços técnicos e profissionais, o IEEE serve mais de 365 mil membros, incluindo 68 mil estudantes, em mais de 150 países, através de 311 secções em 10 regiões geográficas distribuídas pelo mundo. Cerca de 1570 filiais reúnem membros locais com interesses técnicos semelhantes, tendo mais de 1430 sucursais estudantis em escolas e universidades distribuídas por 80 países. Esta organização distribui-se em 39 sociedades e cinco conselhos técnicos representando todo o vasto domínio de interesses na engenharia electrotécnica e informática.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt