João Martins e Miguel Araújo apresentam-se no Campus Jazz.
O docente da Universidade de Aveiro e membro da equipa organizadora do Festival de Jazz da UA assina os arranjos e lidera um coletivo de 21 músicos em concerto com Miguel Araújo.
Apresentação marcada para dia 7 de junho, às 21h30, na Nave Multiusos Caixa UA, campus de Santiago.
João Martins, músico e arranjador, já colaborou com músicos e autores, tais como: Dino d’Santiago, António Zambujo, Pedro Abrunhosa, Expensive Soul ou Marta Ren.
Miguel Araújo, para além de compor e interpretar em nome próprio, compõe também para Ana Moura, António Zambujo, Carminho, Ana Bacalhau, Raquel Tavares.
Na base desta colaboração que vai estar em palco a 7 de junho, na Universidade de Aveiro, está, mais remotamente, uma cumplicidade que começou em 2012, quando o cantautor convidou o músico natural de Vagos para um concerto do festival “D’Bandada”, no Porto, e para o qual João Martins preparou arranjos para trio de sopros em duas canções.
A cumplicidade e as diversas colaborações foram-se sucedendo ao longo dos anos.
De tal modo que João Martins incluiu uma colaboração com o cantautor como estudo de caso na tese de doutoramento, em curso, que aborda o papel do arranjador na Música Popular Portuguesa Contemporânea e a sua relação com o cantautor.
O estudo de caso foi o projeto “João Martins Ensemble & Miguel Araújo — Ao Vivo na Escola de Artes e Ofícios de Ovar”, disponível em várias plataformas digitais, que tem agora um novo desenvolvimento no concerto marcado para dia 7 de junho, na UA.
O trabalho em curso no doutoramento, explica João Martins, procura constituir-se como uma reflexão sobre o processo criativo do arranjador num trabalho deste tipo, incluindo o grau de decisão em relação a elementos que constam do produto final, sobre as relações artísticas que surgem entre quem intervém, como músicos e técnicos, e em especial com o cantautor.
As canções de Miguel Araújo, autodidata, sem formação formal na música, mas com horas e horas a fio de audição e transposição de muita música para a guitarra e para a voz, apresentam-se com uma roupagem de elegância, como já sugeriu o próprio cantautor, num contexto de arranjo diferente da sua apresentação inicial.
Para além de autor dos arranjos, João Martins assume ainda funções de produtor musical, maestro e produtor executivo.
Este concerto de João Martins Ensemble & Miguel Araújo é uma iniciativa do programa de comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro e de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024. Preço: 8,00€ (público em geral); 5,00€ (comunidade UA)
Diário de Aveiro |