ALBERGARIA-A-VELHA, ÁGUEDA, ESTARREJA, MURTOSA, SE VER DO VOUGA E VAGOS

Seis dos municípios que integram a Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) e a Associação de Municípios da Ria (AMRia) vão cobrar tarifa de resíduos sólidos urbanos (RSU) a partir de Setembro, anunciou fonte municipal.

De acordo com uma nota da Câmara da Murtosa, onde reuniram representantes dos concelhos que integram a GAMA e a AMRia, passam a ser abrangidos pelas tarifas de RSU os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Estarreja, Murtosa, Sever do Vouga e Vagos.

Aqueles seis municípios, ao contrário dos restantes que integram aquelas estruturas associativas, até agora não cobravam qualquer tarifa pelo serviço de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e a decisão foi tomada numa reunião intermunicipal, destinada a harmonizar as tarifas nos concelhos ribeirinhos da Ria.

As tarifas mensais definidas serão de 2,5 euros para os consumidores do mésticos, três euros para os consumidores não domésticos e cinco euros para os e stabelecimentos hoteleiros, enquanto para as unidades industriais será cobrada uma tarifa de 10 euros por cada contentor.

A nota informativa justifica que a "dinâmica de harmonização intermunic ipal dá cumprimento às orientações da Comunidade Europeia e à política do Governo, em que vigora o princípio do utilizador-pagador".

Para que a medida entre em vigor nos seis municípios, os respectivos ex ecutivos camarários e as assembleias municipais, terão agora de aprovar alteraçõ es aos regulamentos que permitam fazer essa cobrança.

Além dos seis municípios referidos, pertencem à AMRia Aveiro, Ovar, Oliveira do Bairro e Mira, mas este último não integra a GAMA, que conta ainda com Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt