SEXTA-FEIRA É DIA INTERNACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Mais de 7000 mulheres portuguesas queixaram-se de violência doméstica no primeiro semestre de 2005, disse à Lusa fonte governa mental, a propósito do Dia Internacional contra a violência doméstica, que se assinala sexta-feira.

Segundo divulgou à Lusa a Estrutura de Missão Contra a Violência Domést ica (EMCVD), organismo da Presidência do Conselho de Ministros que coordena a luta contra este problema, na primeira metade deste ano 3.903 mulheres apresentara m queixa na PSP e 3.325 queixaram-se à GNR.

No ano passado, 15.538 mulheres denunciaram alegadas situações de violê ncia doméstica às autoridades policiais, representando um decréscimo em relação a 2003, em que se totalizaram 17.427 queixas.

A EMCDV, criada para coordenar o combate à violência doméstica entre os vários ministérios, nomeadamente através da aplicação do II Plano Nacional contra a Violência Doméstica (2003/2006), apresenta segunda-feira uma nova campanha de sensibilização para a televisão e rádio.

Na terça-feira, promove um debate sobre o tema com alunos dos 2º e 3º ciclos de escolas de Setúbal.

O Museu da Água será palco de um debate com as jornalistas Maria João Seixas, Inês Pedrosa e Maria Antónia Palla, o deputado Medeiros Ferreira e o professor universitário Carlos Poiares, entre outros.

Na sexta-feira, dia 25 de Novembro, decretado pelas Nações Unidas desde 1999 Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, realiza- se um seminário no auditório do Infarmed sobre políticas de prevenção.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt