AVEIRO É O QUARTO DISTRITO COM MAIS EMPRESAS PME LÍDER.

Já é conhecida a lista das 9 995 empresas que foram reconhecidas com o estatuto PME Líder 2020 e o distrito de Aveiro está no quarto lugar dos distritos com mais premiados.

Um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, para distinguir o mérito das PME nacionais com elevados níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro.

Em 2020, o estatuto PME Líder foi alcançado por 9 955. Estas empresas tiveram um volume de negócios superior a 40 mil milhões de euros e são responsáveis por cerca de 325 mil postos de trabalho.

A distribuição setorial das líder em 2020 seguiu a mesma tendência de 2019, liderada pelo Comércio (34,4%), seguindo-se a Indústria Transformadora (24,4%), o Alojamento, Restauração e Similares (11,6%) e a Construção (10,8%).

Do volume de negócios superior a 40 mil milhões de euros, que as empresas distinguidas representam, 7,5 mil milhões de euros são resultantes de exportações, mais 6% que no ano anterior.

Continuam a predominar as pequenas empresas, com uma relevância de 71,9% do total das PME Líder 2020, seguidas das médias empresas, com 22,1%, e das microempresas, com 6,0%.

É no distrito do Porto que estão sediadas a maioria das PME Líder (19,8%), seguido dos distritos de Lisboa (19,7%), Braga (10,3%) e Aveiro (9,8%).

Comparativamente ao ano passado verificou-se um acréscimo de empresas em todos os distritos.

As PME líder 2020 apresentam uma autonomia financeira média de 59% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios, do investimento e das vendas superiores aos valores que registaram no ano anterior.

De salientar ainda que, estas empresas registaram um crescimento de 14,8% nos seus resultados líquidos, de 11,3% no EBITDA e de 7,7% no seu ativo.

No concelho de Ílhavo contam-se entre os distinguidos as empresas Aisi, Alviz, Aurimoldes, Cenbtralrest, Corbela, Edubox, Fernando e Ferreira, Prosistav e Xavisub.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt