PORTO DE AVEIRO REGISTOU CRESCIMENTO DE 18,4% NO VOLUME DE NEGÓCIOS EM 2004

O Porto de Aveiro registou um crescimento de 18,4 por cento no volume de negócios em 2004, para 8,732 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa, fonte da Administração do Porto de Aveiro (APA).

Esta subida - face aos 7,375 milhões de euros de 2003 - foi acompanhada pelo aumento de 5,7 por cento na carga movimentada, para 3,133 milhões de toneladas, tornando-se "o melhor ano de sempre na história do porto", segundo a APA.

Para 2005, a APA prevê um crescimento de 3 por cento no movimento de mercadorias, mais 10 por cento no número de navios (em 2004 foi de 1.053), o que implicará um crescimento de 12 por cento na facturação.

Para 2005, o porto prevê investimentos de 21 milhões de euros, em dragagens e obras para conclusão dos Terminais de Granéis Sólidos e Líquidos e início da terceira fase da Via de Cintura Portuária.

Segundo a APA, a conclusão das referidas estruturas traduzir- se-à por um aumento em mais de 750 metros de cais para carga seca e três novos postos de acostagem destinados ao tráfego de granéis líquidos.

Outra das prioridades do investimento do porto de Aveiro incide na melhoria dos acessos rodoviários, nos acessos intra- portuários e na ligação ferroviária à Linha do Norte, infra-estrutura, que na parte fora do porto, será da responsabilidade da REFER.

Outros projectos, também no âmbito da sustentabilidade do porto, prendem-se com organização dos serviços, através de sistemas integrados de informação financeira e exploração marítima e adopção de medidas para diminuição dos impactos ambientais.


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt