O Rotary Club de Aveiro está a preparar uma palestra sobre a primeira viagem de circum-navegação e mobiliza as escolas de Aveiro.
No ano em que se assinalam os 500 anos da primeira viagem à volta do mundo, a palestra aborda a conquista de Fernão Magalhães.
“Fernão de Magalhães (1480-1521), o primeiro navegador que circumnavegou o planeta Terra” é o mote da iniciativa agendada para a próxima segunda-feira.
A palestrante será a professora no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Carlota Simões.
O grande feito de Magalhães foi ter ligado o Atlântico ao Pacífico por uma passagem até então desconhecida e ter atravessado toda a imensidão do Pacífico, cuja vastidão era então desconhecida.
Ficaram a faltar os 22 graus de longitude que separam Malaca (que Magalhães atingiu ao serviço da coroa portuguesa) de Cebu (que ele atingiu ao serviço da coroa castelhana) para poder dizer-se que Magalhães deu de facto a volta ao mundo.
A utilização do programa Google Earth, com a visualização de zooms que conduzem da escala planetária à visualização em escala humana dos diversos locais percorridos por Magalhães e Elcano, vai revelar de modo claro as muitas dificuldades encontradas durante a viagem, tornando ainda mais heróico o feito daquela armada.
Sessão marcada para a próxima segunda-feira (30), às 17h, na sede do no Auditório da Escola Secundária José Estêvão.
Os agrupamentos de escolas de Aveiro aderiram ao evento e a sessão é aberta à comunidade.
Diário de Aveiro |