O programa Música na Escola vai estar esta semana em Aveiro.
Mais de 3200 alunos do ensino básico vão ao encontro da Filarmonia das Beiras.
O evento acontece, de terça a quinta-feira, 19 a 21 de fevereiro, no Centro de Congressos de Aveiro (CCA) e no domingo, dia 24 de fevereiro, com a sessão de encerramento, que terá lugar no Teatro Aveirense.
Esta iniciativa tem como objetivo divulgar, sensibilizar e formar o público infantil para a música erudita, acrescentando interatividade à experiência que é a de ver, ouvir e sentir uma orquestra ao vivo.
Sob o mote “Quem manda aqui?”, na edição de 2019 a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço e com o Professor Jorge Castro Ribeiro como apresentador, irá explorar vários aspetos da pequena ópera cómica “La Serva Padrona” (“A Criada Patroa”), do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi.
Esta miniópera conta com três personagens de recorte cómico, duas das quais cantam, mas a terceira é muda, pelo que a boa disposição será uma constante ao longo das sessões.
A edição deste ano contará com um total de 3515 participantes (3255 alunos e 260 docentes e auxiliares), provenientes de 33 escolas do 1.º CEB, distribuídos em cinco sessões, duas nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 9h30 às 10h20 e das 10h45 às 11h35 e uma no dia 21 de fevereiro, das 09h30 às 10h20, as quais decorrerão no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.
A sessão de encerramento realiza-se no domingo, dia 24 de fevereiro, pelas 16h00, com o Concerto de Família no Teatro Aveirense, num momento de partilha e interação entre as Crianças e os seus Familiares.
Diário de Aveiro |