CÂMARA MUNICIPAL APOIA 20 ALUNOS ILHAVENSES QUE FREQUENTAM O ENSINO SUPERIOR.

Na passada sexta-feira realizou-se, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ílhavo, a cerimónia de entrega de 20 bolsas a estudantes do Município que frequentam o ensino superior e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e da Vereadora do Pelouro da Inclusão e Cidadania, Fátima Teles.

O Programa Municipal de Bolsas de Estudo atribuiu aos 20 alunos, residentes no Município de Ílhavo, um subsídio mensal de 128,67 euros (de outubro de 2018 a julho de 2019) para apoio às despesas inerentes à frequência do ensino universitário ou politécnico, representando um investimento da Autarquia na área social no valor global superior a 25 mil euros (25.734 euros).

Na cerimónia da entrega das bolsas, o Presidente da Autarquia, Fernando Caçoilo, referiu a importância do investimento social atribuído, realçando igualmente a responsabilidade acrescida dos jovens bolseiros face a um apoio que é fruto da gestão do erário público e uma clara opção política da Autarquia, como alternativa à responsabilidade do Governo no apoio social escolar no ensino obrigatório até 12.º ano.

Fernando Caçoilo deixou ainda um conselho aos jovens para que “apostem fortemente na vossa formação, nas vossas habilitações, como forma de garantirem um futuro sustentável, mais promissor e que potencie as capacidades de cada um de vós, de modo a garantirem, nesse mesmo futuro, uma sociedade melhor".

No mesmo sentido, a Vereadora Fátima Teles, na abertura da sessão, congratulou os 20 jovens pela opção de continuidade dos estudos, destacando a importância do valor e do papel da formação. Deu ainda nota da seriedade e rigor do processo de atribuição dos apoios que comportam responsabilidades de cada um perante o Município e a comunidade.

O Programa Municipal de Bolsas de Estudo tem como principais parâmetros de seleção a obrigatoriedade de residência no Município de Ílhavo; a condição económica (60%) e a valorização do mérito escolar (40%), num escrutínio rigoroso que envolve um trabalho técnico fundamentado.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt