EIXO ATLÂNTICO INSISTE NA CONSTRUÇÃO DA LINHA DE TGV

A Associação Eixo Atlântico aprovou hoje em Villagarcia de Arousa, na Galiza, uma declaração apelando aos governos de Portugal e Espanha para "cumprirem o calendário estabelecido para o TGV - comboio de alta velocidade".

O mais recente projecto, apresentado pelo ministro das Obras Públicas, António Mexia, no passado dia 18, prevê o início das obras na linha Lisboa/Porto no último trimestre de 2006 (ou primeiro de 2007) e a conclusão para 2012.

A ligação entre Lisboa e Porto em TGV far-se-á em 1 hora e 35 minutos, com paragens em Leiria, Coimbra, Aveiro, antes de chegar ao Porto, prosseguindo para Vigo.

A Associação Eixo Atlântico, que reúne nove municípios do norte de Portugal e outros tantos da Galiza, aprovou hoje o II Estudo Estratégico do eixo Atlântico, que define as prioridades de desenvolvimento para a euro-região Galiza/Norte de Portugal.

Este estudo deverá ser debatido no Congresso Especial do Eixo Atlântico a efectuar em Orense, na Galiza, a 30 e 31 de Março.

A Assembleia do Eixo Atlântico, presidida por Rui Rio, decidiu apresentar de novo a candidatura à UNESCO do Património Imaterial (tradições) desta euro-região, devendo a formalização desta decisão ter lugar no Porto, a 7 de Fevereiro.

A Assembleia deliberou ainda atribuir as medalhas Eixo Atlântico a Valente de Oliveira, antigo presidente da Comissão de Coordenação da região Norte e ministro nos governos de Cavaco Silva e Durão Barroso, e a Manuel Pérez, antigo alcaide de Vigo e ex-deputado europeu.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt