SÓ UM EM CADA 10 ANOS TEM TEMPERATURAS TÃO BAIXAS

Apenas um em cada dez anos regista temperaturas iguais ou mais baixas em Janeiro do que as verificadas este ano, disse hoje à agência Lusa fonte do Instituto de Meteorologia.

Segundo a meteorologista Ilda Novo, um mês de Janeiro tão frio como este só acontece em cada dez anos, sobretudo devido às baixas temperaturas registadas esta semana.

"As temperaturas têm estado realmente baixas, com valores abaixo da média e do que é normal", acrescentou.

No entanto, na maior parte das localidades portuguesas o recorde das temperaturas mais baixas ainda não foi batido este ano.

A excepção é apenas Sagres, que hoje de madrugada atingiu os zero graus, um valor nunca antes verificado naquela localidade desde que há registos de temperaturas.

Penhas Douradas foi a zona com a temperatura mais baixa (com nove graus negativos), seguida de Leiria (menos cinco graus) e Bragança (menos quatro).

Ilda Novo considerou que as baixas temperaturas "não estão a ser muito sentidas, porque o Inverno tem sido muito frio e não houve mudanças bruscas".

A partir de hoje a temperatura deverá subir gradualmente, mas as noites continuarão frias, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt