AVEIRO: SEMANA DA EDUCAÇÃO ARRANCA COM VIAGEM DE ALUNOS AO MUNDO DA POLÍTICA AUTÁRQUICA.

A semana temática “SER + Educação”, em Aveiro, arranca esta quarta e prolonga-se até 20 de junho.

A autarquia preparou um programa com destaque para a reedição da ação “O futuro nas suas mãos”, na qual participarão dez alunos do 8º, 9º e 10º ano de escolaridade, representantes de cada Escola do Município, e que passarão o dia de hoje, 13 de junho, com o Presidente da Câmara Municipal, vivendo um dia de agenda com o Presidente, estando marcada uma sessão de balanço do dia, com a participação dos Jornalistas às 16h45, no Centro de Congressos de Aveiro.

Do programa do “SER + Educação” destaque ainda para a inauguração da exposição “Desenhar a Moeda – O Mar” no dia 14 de junho, pelas 15h00, na Galeria Morgados da Pedricosa, junto ao Museu de Aveiro / Santa Joana, em Aveiro.

A mostra reúne 70 trabalhos participantes no concurso promovido pela Imprensa Nacional Casa da Moeda em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro – durante o ano letivo 2017/2018 – entre os quais o desenho vencedor (da autoria de Ísis Martins, da Escola Básica João Afonso) que será cunhado numa moeda de coleção integrada no Plano de Moedas Comemorativas 2019 da INCM.

No dia seguinte, 15 de junho, acontece mais uma edição do “À descoberta do Parque”, com a participação de todas as Crianças que frequentam o Pré-Escolar, numa visita ao Parque Infante D. Pedro que é um dos espaços verdes de eleição da Cidade e, ainda, usufruírem de um dia de festa, onde haverá insufláveis, contos e atividades de educação ambiental. Estarão envolvidas cerca de 800 Crianças.

No dia 18 de junho, segunda-feira, o destaque vai para a realização de várias reuniões de trabalho com variados parceiros, destacando-se a reunião do Conselho Municipal de Educação, que tem em agenda assuntos como a Revisão da Carta Educativa e o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro / PAEMA 2018/2019.

O Presidente da Câmara realiza também neste dia uma reunião com o Pessoal Não Docente ao serviço da CMA nos Jardins de Infância.

Neste dia inicia-se o processo de remodelação das redes informáticas das Escolas do 1º Ciclo e a distribuição de novos equipamentos informáticos.

No penúltimo dia de atividades, o Estádio Municipal de Aveiro recbe “Uma Aventura no EMA”, que consistirá num dia de festa, com vários insufláveis e outras animações, tendo igualmente como objetivo dar a conhecer a Toda a Comunidade Educativa o Estádio Municipal de Aveiro, recebendo neste dia as Crianças do 1º Ciclo.

Cada Escola/Turma terá reservada uma parte da manhã ou da tarde do dia 19 de junho para participar nesta iniciativa, na qual estarão envolvidas cerca de 2.500 Crianças das Escolas do 1º Ciclo do Município de Aveiro.

De salientar, igualmente, durante a manhã do dia 20 de junho, a realização de uma visita às obras de construção em curso da nova Escola do 1º Ciclo de S. Bernardo e as obras de requalificação da Escola João Afonso e Jaime Magalhães Lima.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt