“A ESQUERDA VEIO PARA FICAR. O SOCIALISMO DEMOCRÁTICO TEM GANHO FORÇA EM TODOS OS CONCELHOS DO DISTRITO DE AVEIRO” - JOANA SÁ PEREIRA.

Joana Sá Pereira apresentou, este sábado, em Arouca, a candidatura à presidência da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista com a aposta no reforço da "esquerda" no distrito.

Numa plateia composta por perto de uma centena de jovens socialistas de todo o distrito, marcaram ainda presença a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro.

A jovem, de 24 anos, defende que a JS deve “assumir-se como uma marca de afirmação política crítica do Partido Socialista, deve fomentar e cultivar a participação política enquanto espaço de cidadania aberta a todos os cidadãos e, não menos importante, deve ter a capacidade de ser a ousadia e a diferença, contribuindo decisivamente para a construção de uma sociedade livre e democrática.”

Joana Sá Pereira é Secretária Nacional da Juventude Socialista e membro do Secretariado da Federação Distrital de Aveiro da JS, liderada atualmente por Paulo Tomaz, que termina o mandato em dezembro. É ainda Presidente da Assembleia de Freguesia da Pampilhosa, tendo tomado posse no passado dia 19 de outubro.

Durante quatro anos liderou a Juventude Socialista na Mealhada, tendo-se despedido desta estrutura no passado dia 4 de Novembro. No associativismo estudantil, Joana Sá Pereira integrou a Direção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra e foi representante dos estudantes na Assembleia de Faculdade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Na apresentação da sua candidatura recordou ainda o papel histórico político que o distrito de Aveiro teve no passado com o III Congresso da Oposição Democrática, em Abril de 1973.

“E é justamente esta importância que o distrito de Aveiro teve no passado, na luta por uma sociedade com igualdade de oportunidades, liberdade e justiça social, que queremos ajudar a recuperar. A esquerda veio para ficar. O socialismo democrático tem ganho força em todos os concelhos do distrito de Aveiro. Nas eleições autárquicas deste ano, o Partido Socialista reforçou o seu peso eleitoral em locais onde já era poder e conquistou à oposição mais duas Câmaras Municipais. A tendência de implantação do projeto socialista democrático é hoje uma forte realidade num distrito onde a esquerda tem sucessivamente vindo a ganhar importância.”

Na hora do lançamento da candidatura assumiu como desafio a preparação das Legislativas de 2019. “A consolidação de um Governo de Esquerda, que tem colocado Portugal na rota do crescimento devolvendo a esperança a todos e a cada um dos portugueses, envolver-nos-á para um compromisso de renovação dessa mesma confiança”.

Um desafio que é interno mas também europeu. “O desafio que hoje se coloca à social-democracia europeia é a refundação da Europa centrada nos objetivos do pleno emprego, da promoção do Estado Social e do combate às desigualdades sociais. Só seremos sociais-democratas, enquanto formos capazes de garantir emprego para todos, um Estado-Providência público, universal e de qualidade, diminuir as desigualdades sociais e a pobreza, defender os direitos das minorias, um desenvolvimento ambientalmente sustentável e aperfeiçoar e aprofundar a nossa democracia.”

A eleição ocorrerá no XIX Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista que se realizará no dia 17 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt