AVEIRO NA ROTA DE CONFERÊNCIAS QUE ASSINALAM OS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE.

Aveiro na rota do ciclo de conferências sobre os 500 anos da Reforma Protestante.

São duas as conferências que compõem o ciclo que visa assinalar, em Aveiro, a passagem dos 500 anos da Reforma Protestante. A efeméride será marcada por dois momentos distintos, um já esta quarta, na Universidade de Aveiro, e um outro no dia 18, na Escola Secundária José Estêvão.

A primeira conferência deste ciclo acontecerá, esta quarta, às 21 horas, no auditório da Casa do Estudante da Universidade de Aveiro, e contará com as apresentações de Timóteo Cavaco, Alan Pallister e Joe Clarke. Nesta sessão, será abordada “A expressão geográfica, social e intelectual” da Reforma.

A segunda conferência acontecerá no dia 18, às 16 horas, no auditório da Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro, com o tema “Bíblia ao Povo”, tendo como oradores Timóteo Cavaco, Alan Pallister e António Malheiro. Em análise os efeitos da Reforma Protestante.

Este ciclo de conferências é uma organização conjunta da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Aveiro, da Igreja Evangélica Baptista e da Igreja Evangélica dos Irmãos.

Este ciclo tem como principal objectivo abordar a Reforma Protestante, iniciada com o professor de teologia moral Martinho Lutero (que a 31 de Outubro de 1517 publicou as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg) e as suas principais bases, nomeadamente o que ficou conhecido pelas “cinco solas”, a saber “sola fide”, ou somente a fé; “sola scriptura” (somente a Escritura); “sola Christus” (somente Cristo); “sola gratia” (somente a graça); e “soli Deo gloria” (somente a glória de Deus).

Alan Pallister nasceu em Inglaterra, é licenciado (com mestrado) em Literatura Inglesa e Teologia pela Universidade de Cambridge (1973). Trabalhou com o Grupo Bíblico Universitário (GBU) em Espanha, de 1973 a 1977.  Atualmente, é professor no Seminário Teológico Baptista, nas áreas de Ética Cristã, Teologia Sistemática (entre outras), além de ser diretor (com a esposa) do Centro “O Canto da Rola”.

António Malheiro, é licenciado em Direito e mestre em Administração da Justiça, pela Universidade do Minho. Foi Diácono (1990-1993) e Presbítero na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Leiria de 1993 a 1997, tendo sido membro e cooperador da AD de Caldas da Rainha 1996 a 1998. Desde 1998, voltou a Aveiro, sendo Presbítero da AD de Aveiro desde 2001.

Timóteo Cavaco é coordenador pedagógico da STB – Seminário Teológico Baptista, foi secretário-geral da Sociedade Bíblica de Portugal. De Tondela e residente em Lisboa, licenciou-se em Bioquímica pela Universidade de Coimbra. É doutorando em História Contemporânea.

Joe Clarke tirou um Mestrado em Matemática na Universidade de Oxford (2005), recebeu um Certificado em Educação (2006), fez o Cornhill Training Course (um programa de formação em ministério) e recebeu um diploma em Teologia (2016). O seu foco é ajudar o GBU a servir as igrejas locais apoiando os estudantes em discipulado e evangelização.

Presentemente ocupa o cargo de assessor do GBU em Coimbra e Aveiro.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt