OBSERVATÓRIO DAS AUTARQUIAS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEIS DIVULGA LISTA DE DISTINGUIDOS.

Águeda e Estarreja continuam na lista de autarquias familiarmente responsáveis e vão receber a “Bandeira Verde Com Palma” no final deste mês pela manutenção neste ranking há mais de três anos.

Ílhavo, Ovar e Sever do Vouga, com reconhecimento há menos de três anos, também estão na lista de distinguidos.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis divulga hoje, 14 de novembro, os municípios premiados com a Bandeira Verde por práticas amigas das famílias. Em 2017 aderiram ao projeto 115 autarquias e 61 vão receber o galardão.

Este Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas são os distritos de Coimbra (10), Lisboa (9) e Santarém (7). Pela primeira vez são premiados Arganil, Figueira da Foz, Leiria, Palmela e Santo Tirso.

Pagamento de creches e jardins de infância, comparticipação de consultas de oftalmologia, apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do PNV, cantinas sociais, hortas sociais, cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, cheque bebé, transportes escolares gratuitos até ao 12º ano são apenas alguns exemplos da criatividade das autarquias em matéria de políticas para a família.

O Observatório avalia 12 áreas que vão do apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; Educação e formação; Habitação e urbanismo; Transportes; Saúde; Cultura, desporto, lazer e tempo livre e medidas de conciliação entre trabalho e família, entre outras, como forma de criar o ranking.

“Trata-se, na prática, de facilitar a vida às famílias através de políticas transversais de apoio”, refere Isabel Paula Santos, responsável do Observatório. “Nota-se um grande esforço por parte dos municípios na criação de condições para captar e fixar as famílias, com medidas nalguns casos extraordinárias”. A mesma responsável sublinha que “o objetivo é que todas as autarquias adiram a este projeto, pois nota-se um efeito de contágio muito positivo em que as famílias são as grandes beneficiárias.”

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes vai decorrer no próximo dia 29 de novembro, às 17h, no Auditório da Fundação CEFA, em Coimbra.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt