A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial vai organizar formações teórico-práticas em podas de mirtilos em Santo Tirso (24 de novembro), Sever do Vouga (25 de novembro) e Tomar (15 de dezembro).
Trata-se de uma formação dividida em duas partes distintas. Após a receção dos participantes, a formação irá iniciar-se com uma parte teórica, dada em sala, onde os técnicos da Agim irão explicar os princípios básicos da poda, os tipos de poda existentes e as boas práticas para a realização desta importante tarefa.
Na ocasião serão ainda abordados os princípios fundamentais da certificação GlobalGAP, um fator fundamental para a comercialização do fruto.
A segunda parte da formação será de âmbito prático e irá decorrer num pomar de mirtilos. Ali, os formadores vão demonstrar na prática o que anteriormente foi explicado na teoria e os participantes são desafiados a podar as plantas de mirtilo sob a orientação de um técnico para, deste modo, poderem colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Diário de Aveiro |