DIA DE REIS

Vem de longe a tradição de nesta vila se realizar o Magusto do Dia de Reis em casa do Pai da Juíza das Festas das Almas da Areosa que assim presenteava todos os mordomos e mordomas destes Festejos, seguindo-se também na época, majestoso Baile dos Reis, muito concorrido, pois era único sítio onde se poderia divertir e dançar de graça, sem qualquer pagamento.

Era também o motivo para se encontrarem pela primeira vez todos estes mordomos e mordomas para daí se começar a organizar a referida Festa, pois constituía a primeira reunião para estes festejos.

Hoje, devido às contingências de mercado não é na realidade a primeira reunião, mas quanto ao magusto tudo será igual ao antigamente.

Este ano, nas mãos de Cláudia Tavares, da Forcada, Juíza dos Festejos, o seu Pai lá terá as castanhas e o bom vinho para que todos possam apreciar.

Normalmente estes festejos realizam-se no dia de Reis, mas, por situação profissional, a mais de 200 km de distância da Juíza e naturalmente por o dia de Reis ser a uma quinta-feira este magusto foi adiado para o dia seguinte (sexta dia 7 de Janeiro), naturalmente um dia mais conveniente para todos e para a participação na Festa.

O Dia de Reis vai naturalmente ser mais um grande dia para esta Vila e para os festejos das Almas Santas da Areosa .

Jaime Cristo
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt