INDUSTRIAIS HOMENAGEIAM JOÃO CASAL.

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro promove, este sábado, um almoço de homenagem ao empresário João Casal da Metalurgia Casal. Dezenas de amigos do empresário e ex-colaboradores da Metalurgia Casal prometem marcar presença num encontro que vai refletir a criação do Museu da Indústria em Aveiro.

A Associação Industrial diz que não será “uma manifestação nostálgica” mas “uma ferramenta de afirmação cultural do papel dos empresários na economia e na sociedade portuguesas, um espaço de memória e de projeto industrial”.

A Metalurgia Casal foi uma empresa líder no seu ramo, no contexto dos anos 1960-1980, capaz de criar uma Comunidade profissional decisiva para a industrialização e para o progresso material da região.

Foi “Escola de Aprendizes”, pioneira de formação profissional, e continua a atrair o interesse de académicos e outros estudiosos. “Não queremos que esta grande aventura industrial se suma no esquecimento e negue às gerações vindouras a memória de tudo o que a Metalurgia Casal representou e representa”, afirma a AIDA.

O historiador Manuel Ferreira Rodrigues, professor da Universidade de Aveiro, e Valdemar Coutinho, Presidente de Assembleia Geral da AIDA e antigo Técnico da Casal, vão falar sobre a tecnologia da Empresa e sobre a sua Escola Profissional.

Encontro que tem confirmada a presença do autarca de Aveiro, Ribau Esteves, e que decorre no Restaurante Solar das Estátuas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt