ENERGIA EÓLICA TRAZ BENEFÍCIOS PARA ÁGUEDA |
---|
| |
A Câmara Municipal de Águeda assinou, recentemente, um protocolo com a Gamesa Energia SA para a instalação do Parque Eólico Alto de Monção que trará vários benefícios para o concelho aguedense.
A área do projecto situa-se na zona sudoeste da Serra do Caramulo, entre a altitude mínima de 620 metros e a máxima de 730 metros, abrangendo parte da freguesia de Pala, no concelho de Mortágua, e a freguesia de Agadão, no concelho de Águeda.
Com a instalação deste investimento, aquela freguesia serrana do concelho de Águeda vai receber uma renda anual de três por cento sobre o pagamento feito pela entidade receptora (EDP) da energia eléctrica produzida no Parque Eólico.
Além disso, a Gamesa Energia pagará aos municípios a quantia de três mil euros por megawatt, para a realização de obras ou outros investimentos e para actividades que sejam do interesse das populações.
Segundo os empreendedores do investimento, cada um dos 16 aerogeradores previstos para implantação terá uma potência de dois mil kilowatts, o que corresponde a uma potência total de 32 mil kilowatts.
O parque terá uma subestação eléctrica, a partir da qual a energia será transportada por meio de uma linha eléctrica de média tensão até à subestação de Barrô, Águeda, numa distância de 20 quilómetros.
Nair Barreto, Presidente em exercício, já destacou a importância deste projecto para o concelho de Águeda, sublinhando as contrapartidas financeiras directas para o município e para a freguesia de Agadão.
“Aproveita-se uma fonte de energia tão abundante, limpa e ecológica como é o vento”, afirma Nair Barreto que salienta que, “segundo directivas da União Europeia, até ao ano de 2010, Portugal terá de fazer grandes investimentos na produção de energia com origem eólica”.
A presidente diz que “modernamente, com o recurso a novas tecnologias, sistemas computorizados e telemática, optimizou-se o aproveitamento da energia do vento, que parece ser o caminho mais correcto e racional para a produção de energia eléctrica".
Números
16 Aerogeradores serão colocados no local. Cada um terá uma potência de 2000 KW o que corresponde a uma potência total de 32000 KW.
67 Metros de altura e 38 metros de diâmetro terá cada torre dos aerogeradores.
50000 Habitantes conseguem viver com a produção eléctrica, estimada anual líquida, de 80704 GWH.
Diário de Aveiro |
|
|
|