TURISMO NACIONAL CRESCE EM ÁGUEDA 51% |
---|
| |
O Posto da Região de Turismo da Rota da Luz, no Município de Águeda, teve, em 2003, um aumento de visitas de turistas portugueses na ordem dos 51,18%, comparativamente com o número apurado em 2002, revelou ao JB Jorge Costa, vereador do pelouro do turismo.
COM VIDA E COM HISTÓRIA
Águeda foi o segundo Município da Região de Turismo da Rota da Luz que maior subida registou, no último ano, logo a seguir a Aveiro, cuja variação chegou aos 52,73 pontos percentuais. Em 2003, passaram por Águeda cerca de 7000 turistas (cerca de 20 turistas/dia), nacionais e estrangeiros, o que representou uma subida de 17,36% comparativamente com o ano anterior. Para Jorge Costa, “os números com que fomos confrontados agradam-nos e confirmam que estamos a construir um município que é cada vez mais admirado e procurado pelos turistas nacionais e estrangeiros, embora tenhamos a perfeita noção que ainda existe um longo caminho a percorrer”. O vereador diz que Águeda é um concelho com vida e com história. “Temos boas acessibilidades, embora tenhamos noção que devem ser melhoradas; temos alojamento de qualidade e a certeza que, a médio prazo, estaremos mais fortes nesta vertente. Temos uma gastronomia de qualidade irrepreensível; uma localização geográfica belíssima; o dom de ser hospitaleiros a simpatia das nossas gentes”. Por isso, não hesita em afirmar que, quando “conseguimos reunir este conjunto de predicados, não ficamos surpreendidos por alcançar tão boas performances”.
CONTRATO PROGRAMA
Entretanto, a autarquia rubricou, na passada quarta-feira, em Coimbra, um contrato programa com a Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro, tendo em vista a divulgação turística de Águeda. O referido contrato programa prevê a decoração urbana de várias artérias de Águeda com bandeiras, pendões e outdoors; a criação de uma zona de acolhimento de adeptos “Fan Zone” com instalação de um campo de relva sintética (44x22), a instalação de um ecrã gigante com 12m2 e a decoração de um stand; e uma campanha de marketing e promoção assente na disponibilização de meios, anúncios na comunicação social local, kits promocionais e mapas. O custo global deste contrato programa é de 109.500 Euros, cabendo à Câmara Municipal uma percentagem de 25%, o que equivale a 27.375 Euros. Diário de Aveiro |
|
|
|