ESTARREJA CELEBRA 120 ANOS DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO.

Estarreja celebra os 120 anos do Edifício dos Paços do Concelho. Assinalando a sua inauguração há 120 anos, esta terça começa com a atividade “À Descoberta da Nossa História: A Câmara Municipal de Estarreja”, às 9h30, com a visita de duas turmas da Escola Básica Visconde de Salreu. Os alunos visitam a atual casa da Câmara Municipal, onde hoje funcionam vários serviços municipais e de atendimento público.

Às 15h, os Encontros com o Património conduzem os visitantes numa viagem pela história local através dos edifícios mais representativos, com natural ênfase para os Paços do Concelho, onde inicia e termina esta rota pelo centro histórico de Estarreja. No final, às 16h30, Executivo e Colaboradores da Câmara Municipal de Estarreja juntam-se ao grupo para o soprar das velas.

A data na frontaria do edifício, 1892, diz respeito ao ano em que foi lançada a primeira pedra para a sua construção. Em estilo neoclássico, e com projeto de João da Maia Romão, os Paços do Concelho de Estarreja eram, para a época, o mais grandioso edifício da região, um sinal de prosperidade em tempos já difíceis, e que não necessitou de apoios do Estado, tão só de empréstimo de particulares. A sua construção custou à época 24 mil reis e foi efetuada pelo Mestre Manuel Joaquim da Silva Valente, de Pardilhó.

Erigido no original Lugar de Estarreja, da Vila de Antuã, contíguo ao local onde se realizava a praça/ mercado, em terreno da antiga quinta das freiras do Convento de Arouca, o Edifício dos Paços do Concelho foi inaugurado a 5 de janeiro de 1896.

O edifício histórico foi construído para ser o grande centro dos serviços públicos de Estarreja, com o Tribunal da Comarca de Estarreja, os Registos, as Finanças, a Delegação Escolar e, naturalmente, a Câmara Municipal. Era uma espécie de Loja do Cidadão na versão antiga. Com o passar dos anos e o aumento das atividades, o espaço tornou-se exíguo e houve necessidade de recorrer a espaços próprios para alguns serviços, ficando os Paços do Concelho exclusivamente para a atividade da Câmara Municipal.

Deve-se a Francisco Barbosa a construção do Edifício dos Paços do Concelho. Ele foi o grande impulsionador da construção e o seu nome foi dado à praça adjacente, que antes se chamava Praça Vasco da Gama.

Francisco Barbosa de Couto Cunha Sottomayor foi presidente de Estarreja entre 1885 até 1916, com alguns interregnos.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt