NUNO GONÇALO DA PAULA ELEITO PROVEDOR DA IRMANDADE DE SANTA JOANA.

Nuno Gonçalo da Paula, de trinta anos, é o mais novo provedor da Irmandade de Santa Joana. Com formação em História, tem editado publicações na área das biografias, bem como artigos científicos e de opinião. Completou em Maio, 25 anos como Irmão de Santa Joana, participando assim desde os cinco anos de idade na Festa da Padroeira. Sucede a Ana Cruz, que se demitira das suas funções em 2014.

Os Irmãos da Irmandade de Santa Joana Princesa tomarão posse no exercício aos cargos dos órgãos de gestão durante o triénio 2015/2018 em cerimónia no dia 24 de outubro. Será em sessão, às 15h30, na Igreja de Jesus, no Museu de Santa Joana de Aveiro. O compromisso dos Irmãos eleitos realizado perante o Vigário-geral da Diocese, monsenhor João Gonçalves Gaspar e com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Já no final do ano passado o Bispo, D. António Moiteiro, homologara uma Comissão de gestão para a comemoração cinquentenária, que encarregara igualmente de realizar a Festa de Santa Joana, em 12 de Maio.

Tendo-se apresentado a sufrágio e eleita uma lista composta por todos os Irmãos que participaram na referida Comissão, os órgãos de gestão da Irmandade são ainda enriquecidos por mais três elementos.

A Irmandade de Santa Joana foi fundada em 1877 e é actualmente constituída por quase cem jovens entre os seis e os 17 anos, nos chamados graus juvenis, sendo os Irmãos mais de 250. Nos actuais órgãos gerentes encontram-se Irmãos das paróquias da Glória, Santa Joana e Vera-Cruz.

A formação dos Irmãos consta no Plano de Atividades como uma das apostas. Para além deste desafio, a Irmandade irá entregar brevemente o óbolo de Santa Joana, proveniente dos donativos dos Irmãos e das caixas de esmolas dispostas junto dos andores da Procissão e do Túmulo da Padroeira em 12 de Maio, e que se destina ao Centro de Emergência Infantil.

Cooperar no processo de canonização de Santa Joana é outro dos desafios a que se propõe, dentro do quadro institucional em que se insere a Irmandade. Continuará esta associação de fiéis na angariação de fundos para suprir as despesas inerentes com as actividades que pretende organizar, muito particularmente as conducentes ao 12 de Maio.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt