VINHOS DA MEALHADA PREMIADOS EM CONCURSO INTERNACIONAL.

Seis vinhos foram premiados. Dois com a Grande Medalha de Ouro (Vinho Tinto Quatro Maravilhas 2009 e Vinho Tinto Milheiro Selas Reserva 2001), três com a Medalhada de Ouro (Espumante Branco Casa de Sarmento 2009, Vinho Tinto Messias 2010 e Vinho Tinto Casa de Sarmento 2011) e um com a Medalha de Prata (Vinho Branco Casa de Sarmento – Maria Gomes 2013).

Seis vinhos de produtores concelhios foram premiados no XIV Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco 2015”.

O concurso enológico colocou à prova mais de 1100 vinhos, 400 desses portugueses e a Mealhada conquistou duas das 27 grandes medalhas de ouro atribuídas.

Para além disso, o melhor espumante do concurso (apenas três conseguiram medalha de ouro), e o único português, foi o Espumante Branco Casa de Sarmento 2009.

Os prémios foram hoje entregues pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, aos três produtores do Concelho vencedores, António Selas, Gonçalo Sarmento e José Vigário. “É um orgulho. Acho extraordinário o resultado do concurso e temos que o divulgar, para os consumidores saberem a qualidade dos nossos vinhos”, sublinhou o Presidente da Câmara.

“O resultado foi excelente e é preciso assinalá-lo. Dos 1100 vinhos a concurso, 400 desses portugueses, a Mealhada conquistou duas grandes medalhas de ouro (só 27 foram atribuídas e, dessas, 17 para Portugal), três medalhas de ouro – uma delas para o Espumante do Gonçalo Sarmento, o único português a ser distinguido com ouro –, e mais uma de prata. É um orgulho e só prova que os nossos vinhos têm qualidade. É preciso que os consumidores saibam disso”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, durante a cerimónia de entrega, que contou com a presença dos três produtores premiados, António Selas (Milheiro Selas), Gonçalo Sarmento (Casa de Sarmento) e José Vigário (Caves Messias).

“Estou satisfeito”, afirmou Gonçalo Sarmento, que viu o seu espumante branco a ser o único português merecedor de distinção de ouro no concurso enológico internacional. “É sempre uma honra ver os nossos vinhos distinguidos internacionalmente. Afinal, quem não é visto, não é lembrado”, sublinhou, por sua vez, António Selas, agradecendo à Câmara Municipal “todo o apoio que tem dado aos vinhos concelhios, à sua promoção”. “Tenho que agradecer à Câmara pela candidatura ao concurso, por ter tratado de tudo e estes resultados só provam que a Bairrada é uma marca cada vez melhor, está em crescendo”, acrescentou José Vigário.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt