A Câmara da Murtosa iniciou, recentemente, a obra de requalificação da Avenida de São Mateus, na Freguesia do Bunheiro. A empreitada, a cargo da firma Paviazeméis, está orçada em 242 mil euros e contempla a repavimentação integral da plataforma, a construção de passeio público, o estabelecimento de uma pista ciclável em toda a extensão da via, a execução de rede de águas pluviais e a beneficiação da iluminação pública existente.
“Esta intervenção, há muito justificada, aguardou, por uma questão de coordenação e rentabilização de recursos, pela execução da rede de saneamento básico, recentemente concluída pela AdRA”, justifica a nota da autarquia.
Este eixo, que se assume como o mais relevante em matéria de acessibilidade ao centro urbano da Freguesia do Bunheiro, será objeto de “uma profunda transformação”, que lhe conferirá “um caráter de justificada urbanidade” e que “melhorará significativamente” as condições de mobilidade, tanto para os utilizadores de bicicleta como para os peões.
Com a construção de pista ciclável ao longo do troço a intervencionar será estabelecida a ligação entre a ciclovia da EN 109-5, na chamada rotunda do “depósito de água”, e o centro do Bunheiro, articulando-se com a infraestrutura similar, executada ao longo da variante ao centro do Bunheiro, e com a ecovia estabelecida entre a Ribeira do Gago e o Mancão, no âmbito da obra requalificação marginal recentemente concluída.
Diário de Aveiro |