MURTOSA HOMENAGEOU SOLDADOS QUE "TOMBARAM" NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA

No passado domingo tiveram lugar, na Murtosa, as cerimónias evocativas do centenário da Primeira Grande Guerra (1914-1918), nas quais foram homenageados os 24 Murtoseiros que, em França e em África, pereceram no conflito.

O programa iniciou-se com uma recepção no salão nobre dos Paços do Município da Murtosa. Na ocasião, usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes, Major João Carvalho, o Coronel de Cavalaria das Forças Armadas, Carlos Anselmo Soares e o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista. A sessão contou, igualmente, com familiares dos soldados mortos em combate e de ex-militares.

Depois da missa de sufrágio pelos combatentes, celebrada pelo Padre António Cruz, na Igreja Matriz da Murtosa, teve lugar o momento evocativo, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, que contou com a participação da população que se associou ao acontecimento.

A cerimónia, com honras militares, prestadas por uma força do Aeródromo de Manobras n.º 1 de Maceda, iniciou-se com a deposição de um coroa de flores junto ao monumento, por parte do Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, do Presidente do Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes, João Carvalho, e de Rocha Ferreira, do AM1 de Maceda.

Seguiu-se o momento do toque de silêncio e de homenagem aos mortos, seguida da leitura de uma prece, pelo Padre António Cruz. Foi ainda descerrada uma placa, no monumento, evocativa do centenário da Grande Guerra.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt