| No domingo, dia 9 de agosto, a estância termal da Curia volta a ser palco de mais uma prova de ciclismo.Diário de AveiroO 4.º Circuito da Curia, em Sub 23, regressa às estradas do concelho de Anadia, para mais uma emocionante corrida.
 Presentes, vão estar a maior parte das equipas de Sub 23 nacionais, mas também algumas estrangeiras (Espanha) e equipas de clubes que vão participar nesta competição que será, certamente, mais um espetáculo de ciclismo que fará as delícias das gentes locais e dos visitantes que, nesta altura do ano, estão de férias nestas paragens.
 Com início previsto para as 16h, a prova terá a concentração junto ao Largo da Estação.
 Acrescente-se que a prova faz-se num circuito de 15 voltas, num total de 115,9 quilómetros, percorrendo as localidades da Curia, Mata, Óis do Bairro, Horta e Tamengos.
 A prova faz parte da Festa do Leitão, a decorrer, nesta altura, na Curia, perspetivando-se por isso, que seja um duplo sucesso.
 História. O 1.º Circuito da Curia iniciou-se em 1958, dentro do Parque da Curia, em terra batida e cujo vencedor foi o internacionalmente conhecido Alves Barbosa. Durante muitos os anos, desciam de coimboios apinhados, milhares de espetadores para verem o “Circuito da Curia”. Contudo, durante anos este circuito deixou de se realizar.
 Há quatro anos, a Associação de Ciclismo de Aveiro voltou a dar vida ao “Circuito da Curia”. Em parceria com a autarquia local, agora União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, com apoio de várias entidades (Câmara Municipal de Anadia, Federação Portuguesa de Ciclismo, Turismo Centro de Portugal e empresas locais), tem vindo a organizá-lo, fazendo o mesmo, parte integrante do Calendário Nacional de Ciclismo.
 O sucesso desta prova tem vindo a crescer, ano após ano. Prova disso o facto do “Circuito da Curia” de 2014 ter sido enquadrado na Taça de Nacional de Circuitos, tendo contado com a “nata” do ciclismo nacional.
 |