GENEROSIDADE
AVEIRENSE MAIS UMA VEZ
POSTA À PROVA

Duas vezes por ano, o Banco Alimentar Contra a Fome conta com a população de Aveiro naquilo que há de mais genuíno: a solidariedade. Duas campanhas de recolha de alimentos ocorrem todos os anos: no Natal e na Primavera, ajudando o Banco de Aveiro a rechear a sua “despensa” e matar a fome a quem precisa.
No próximo fim-de-semana, o apelo sobe de tom: dias 30 e 31 (e dia 29 para as superfícies comerciais que encerram ao domingo), 145 pontos de recolha espalhados por todo o distrito de Aveiro (com excepção para Castelo de Paiva onde a campanha não se realiza por falta de mobilização local) vão estar, de manhã à noite, a receber os generosos donativos dos clientes.
O total desta campanha tem estado a descer de ano para ano: 156 toneladas em 2012, 147 em 2013, 120 toneladas em 2014, e Martinho Pereira receia que a curva descendente se mantenha também este ano. “Temos cada vez mais pedidos de ajuda, não podemos ter campanhas cada vez mais fracas”, referiu o responsável pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, lembrando que a estrutura está a apoiar, actualmente, 208 instituições, onde estão incluídas 143 IPSS’s, 32 Grupos Cáritas e 33 Grupos Vicentinos. Por sua vez, estas instituições fazem chegar os alimentos a 38.010 pessoas residentes no distrito de Aveiro e comprovadamente carenciadas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt