Deputado denuncia concessão
total dos transportes em Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro prepara a concessão de todas as linhas de autocarro e de transportes fluviais a privados, soube, ontem, o deputado Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda (BE), durante um encontro com o Sindicato de Trabalhadores da Administração Central (STAL), que transmitiu essa intenção da maioria PSD/CDS.
No final do encontro, o deputado disse ao Diário de Aveiro que este plano, a que o Bloco de Esquerda se opõe, “devia ser gerido com seriedade e transparência” e no sentido da “qualidade e direitos dos trabalhadores”.
O deputado descreve um processo de “ilegalidades” – da entrega das “três linhas mais rentáveis”, no âmbito de um acordo com a Transdev, seguindo-se a “destruição deliberada” da MoveAveiro, a internalização da empresa municipal na Câmara e a concessão das restantes linhas a privados.
O dirigente sindical Jaime Ferreira disse, ao Diário de Aveiro, que essa intenção foi transmitida ao STAL no passado dia 19, pelo presidente da Câmara, Ribau Esteves, acrescentando que, na sexta-feira, o autarca abordou o assunto com os trabalhadores da empresa.
Para o sindicalista, esta concessão total “será sempre má para os trabalhadores e, principalmente, para os utentes”, sendo que o Bloco de Esquerda irá colocar o assunto à discussão na próxima reunião da Assembleia Municipal. Ontem, o Diário de Aveiro não conseguiu contactar o presidente da Câmara, no sentido de obter esclarecimentos sobre esta matéria.
Diário de Aveiro |