GOVERNO CANDIDATA FERROVIA AVEIRO-VILAR FORMOSO

Uma nova ligação ferroviária entre Aveiro e Vilar Formoso é um dos quatro grandes projectos do Governo, de que totalizam 2,2 mil milhões de euros, a candidatar a fundos comunitários. Segundo o Jornal de Negócios serão apresentadas candidaturas para este novo corredor ferroviário, que terá um investimento de 810 milhões de euros, e a outros três ao mecanismo Connnecting Europe Facility (CEF) e ao fundo de coesão”.

Segundo entrevista ao presidente da Estradas de Portugal/Refer, António Ramalho, o corredor Aveiro-Vilar Formoso é um das prioridades do país na ferrovia assim como a conclusão do corredor Sines-Caia-Madrid, a interoperabilidade ibérica, a electrificação e a possibilidade de circulação de comboios com 750 metros e o aumento da capacidade para 1.400 toneladas. Estes projectos totalizam um investimento de 2,2 mil milhões de euros.

Numa visita às obras de eletrificação do ramal ferroviário do Porto de Aveiro, em Janeiro último, António Ramalho dava sinais das intenções do Governo, quando disse que aquela ligação ferroviária para mercadorias entre Aveiro e Salamanca se tratava de "uma prioridade estratégica", revelando ainda que desde finais do ano passado que se encontrava em estudo “o melhor traçado”, tratando-se de uma via que integra o Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt