PORTO DE AVEIRO
CONTRARIA CRISE E
CRESCE 12,1 POR CENTO

Os números não mentem: o porto de Aveiro foi a estrutura portuária nacional que mais cresceu no terceiro trimestre de 2014. O crescimento no movimento de mercadorias foi de 12,1 por cento, revelou, ontem, um relatório do INE - Instituto Nacional de Estatística, referente àquele trimestre.
Segundo aquele documento, apenas dois portos no país contrariaram a tendência nacional de diminuição no movimento de mercadorias portuárias. São eles Aveiro e Setúbal, ao terem registado, no terceiro trimestre do ano, acréscimos no movimento de mercadorias de 12,1 e 9,4 por cento, respectivamente.
Segundo o INE, no terceiro trimestre de 2014, o número de embarcações entradas nos portos marítimos nacionais aumentou 1,1 por cento, num total de 3.859 embarcações, das quais 81,1 por cento destinavam-se ao transporte de mercadorias.
“O movimento de mercadorias totalizou 20,6 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2014, reflectindo um decréscimo de 1,5 por cento”, indicador que contrapõe com o aumento de 24,4 por cento de mercadorias movimentadas registadas no terceiro trimestre de 2013.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt