'LIVROS EM FESTA' NO IDL.

De 5 a 12 de dezembro, o Departamento de Línguas do Instituto Duarte de Lemos promoveu uma Feira do Livro.

Ao longo desta semana, os alunos tiveram a oportunidade de contactar ainda mais de perto com os livros e com o processo de escrita através dos vários encontros com escritores.

No dia 5, Alexandre Parafita, autor de literatura infanto-juvenil e cuja obra faz parte do Plano Nacional de Leitura, partilhou com os alunos o seu gosto por contos populares e antigas lendas do Norte de Portugal. A sua inspiração para a escrita também foi alvo de uma conversa animada, tendo este aberto as cortinas do seu novo livro que será editado dentro de alguns meses.

A 10 de Dezembro, os alunos puderam assistir a uma palestra com o jornalista Jorge Costa, onde este partilhou um pouco da sua experiência enquanto “contador de notícias”, destacando o papel imparcial que os jornalistas devem ter aquando da redação de uma notícia.

A escritora portuense, Leonor Mexia, autora do livro “Colar de Contos”, esteve à conversa com os alunos no dia 11 de Dezembro. Durante esta conversa, os alunos puderam questionar a escritora acerca das diferentes personagens do livro e cujas vidas são recheadas de histórias ternas e simples, com cheirinho a Natal e malandrices de bruxas.

A finalizar esta semana dedicada à palavra, à mensagem, ao livro e à imagem, o professor Nelson Gomes partilhou com os alunos a sua experiência enquanto fotógrafo, salientando a proximidade entre a palavra e a imagem na transmissão de uma mensagem ou de uma história. Durante a sua conversa, mostrou várias fotografias dos diferentes fotógrafos que, tal como ele, participaram no livro “20 fotografia de rua”.

O livro esteve em festa durante toda a semana e teve o seu momento alto na Festa de Encerramento da Feira do Livro. Desta feita, o Departamento de Línguas auxiliado pelo Departamento das Expressões Artísticas e Tecnológicas, Clube Play e Clube Ar(e)s D’ensaio promoveu um momento único, onde os alunos desta escola brilharam através das atuações de dança, música e teatro. Esta festa iniciou-se ao som da música “Papaoutai” coreografada pelo núcleo da dança. De seguida, o Clube Play encantou toda a plateia com as músicas de Natal interpretadas pelos muitos alunos deste clube. Mais uma vez, o clube de teatro do Instituto Duarte de Lemos, surpreendeu com uma peça inédita, onde o Pai Natal foi o protagonista. Comédia, emoção e diversão foram uma constante ao longo desta peça de teatro.

É de salientar que, este ano, a presença dos pais, encarregados de educação, ex-alunos e restante comunidade educativa foi sentida em massa, sendo o ginásio da escola pequeno para receber todos aqueles que lá se deslocaram. Mais uma vez, esta atividade revelou ser uma mais valia não só na promoção do livro, da leitura, do gosto pela escrita mas também na promoção da relação Escola-Família, que muito marca a vivência de uma escola. O Departamento de línguas está de parabéns pela dinamização da referida atividade.

Texto: IDL.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt