ELEIÇÕES DIRECTAS NAS COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS 'SÓ QUANDO HOUVER MASSA CRÍTICA' - RIBAU ESTEVES.

O Presidente da Câmara de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro admite que em caso de "aprofundamento de competências" das Comunidades o futuro deverá passar pela eleição directa mas, considera que "no actual quadro ainda não há massa crítica para avançar para esse passo".

Ribau Esteves admite que é um caminho a fazer "sem a pressão dos ciclos eleitorais".

"Sou a favor da eleição directa dos Presidentes das Comunidades Intermunicipais e áreas metropolitanas, quando tiverem massa crítica legal que justifiquem o acto", disse.

No caso das Comissões de Coordenação Regional, o autarca de Aveiro afirma-se defensor da escolha por parte do Governo e não da eleição como defende o novo Secretário-Geral do PS, António Costa. "Estamos a entrar numa fase política muito delicada. Há pessoas a dizerem coisas só porque há eleições pela frente", sublinhou, adiantando que "já vivi com António Costa tantas coisas. Negociei com ele uma Lei das Finanças Locais quando ele era Ministro. Depois, achei muita graça quando ele assumiu a Presidência da Câmara de Lisboa e viu que a Lei estava errada. Seria melhor ser mais cauteloso", referiu Ribau Esteves.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt