PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALBERGARIA NÃO QUER A32.

O Ministro da Economia falhou a sessão de abertura do Fórum Empresarial de Aveiro. O presidente da direção da AIDA, Fernando Paiva de Castro, informou o Fórum do atraso do ministro e da impossibilidade de participar na sessão de abertura. No discurso, alterado e diminuído, segundo o próprio, para não se repetir quando o ministro da economia chegar, o presidente da AIDA falou da importância do país aprender com os erros do passado.

“Oxalá que desta experiência marcante consigamos extrair alguns ensinamentos. Dada a rapidez com que temos vindo a assistir à elevação de honras de altar a determinadas figuras e a tendência que temos para nos esquecer rapidamente de coisas por mais importantes que elas sejam. Oxalá não estejamos dentro de pouco tempo a venerar outra vez aqueles que nos conduziram a esta humilhante situação de endividamento externo e perda da soberania. Se tal acontecer, não terá valido a pena tanta dor.”

António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, aproveitou a abertura do Fórum Empresarial para insistiu na questão da nova autoestrada para defender a alteração do traçado.

“Face às lições aprendidas com os erros do passado e que nos levaram à situação económica atual, penso não ser de todo desejável a construção de mais uma auto-estrada, a A32. Uma terceira auto-estrada no espaço de poucos quilómetros, nalguns casos, metros, paralela à A1, A 29 e IC2. A execução desta via irá asfixiar de forma irreversível o concelho de Albergaria e as suas freguesias. Não posso deixar passar a oportunidade que este Fórum me dá para defender publicamente a alteração do traçado desta auto-estrada.”

Em alternativa, o autarca defendeu a opção de ligação à variante de Loureiro, em Oliveira de Azeméis ou a construção pelo interior do concelho de Albergaria, ligando-o a Sever do Vouga e à A25, aproveitando o traçado do extinto IC35.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt