O Museu Marítimo de Ílhavo celebra nos próximos dias 8 e 9 de Agosto os seus 77 anos de vida e preparou um programa especial com diferentes abordagens à temática marítima.
Um concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, que se realizará ao ar livre, junto ao Aquário dos Bacalhaus, edições de livros do mar, confeção e prova de iguarias marinhas, uma noite no Museu e uma conferência sobre a economia do mar são os pontos altos da celebração.
Na sexta (8) será Dia Aberto com espaço para Feira do Livro e visitas especiais. A sessão comemorativa está marcada para as 18h e inclui a apresentação da edição “Fainas do Mar” (reedição de obra de Frederico Cruz) e apresentação de “Diário da construção da Ílhava”, de Ana Maria Lopes.
O concerto da Filarmonia das Beiras e a acção “Uma Noite no Aquário” completam o dia. O concerto inclui obras de temática marítima clássica, com composições de Richard Wagner e Felix Mendelssohn, e bandas sonoras de Filmes inspirados pelos mistérios do Mar, de compositores como James Horner (Titanic), Hans Zimmer e Klaus Badelt (Piratas das Caraíbas).
Sábado (9), mantêm-se a Feira do Livro e as visitas especiais e haverá demonstração e workshop de Modelismo (dinamizado pela TEAM). À tarde, especialistas em cozinha vão ensinar a fazer pratos de bacalhau.
Seguem-se, às 18h, “Conversas de Mar” sobre a economia do Mar, com a participação de Miguel Marques, economista, sócio da PWC (PricewaterhouseCoopers) e presidente do Comité Temático LIDE Economia do Mar, da associação LIDE.
Dentro das diversas funções que exerce na PricewaterhouseCoopers Miguel Marques é o Partner responsável pelo projeto Economia do Mar em Portugal e pertence à equipa global de especialistas em Economia do Mar.
Para além do projeto LEME, Miguel Marques, representa a PwC na Oceano XXI e no Fórum Empresarial da Economia do Mar, entre outras associações.
As celebrações fecham, às 21h30, com o Sermão de Santo António “Vós sois o sal da terra”. Diário de Aveiro |